Saturday, January 3, 2015

Sobre ter experiências e aprender com elas

Acho interessante essa predisposição das pessoas em acreditar que o mundo pode ser alguma coisa diferente do que ele realmente é.

Um dos fatos da vida é que a maturidade vem com a experiência e, é claro, com a idade. Não dá pra separar as coisas nem acelerar o processo. Qualquer coisa que pareça fugir da regra é apenas uma ilusão.



Por isso, não adianta esperar um comportamento maduro de uma pessoa de 20 e poucos anos ou de alguém mais velho, mas que não teve muitas experiências de vida. Qualquer um dos casos vai acabar em decepção.

Acho engraçado observar adolescentes de 17 anos conversando no Mc Donalds como se já tivessem passado por tudo nesta vida e acumulado toda a sabedoria que nem uma biblioteca inteira poderia fornecer. Ah, se a vida fosse simples assim...

Por outro lado, me absurda ver alguém com mais de 40 anos tomando atitudes que nem o grupinho da mesa do Mc Donalds tomaria. A falta de experiência ao longo de tantos anos é, com certeza, mais irremediável do que pela pouca idade. Além do agravante da recusa de alguns em aprender com essas experiências, por teimosia, ignorância ou ambos.

Esse é o tipo de coisa que faz muita gente sofrer nos relacionamentos (não apenas nos amorosos), tanto pelas atitudes imaturas quanto pela vontade da outra parte em acreditar que está se relacionando com alguém sábio.

A parte boa é que todo mundo pode aprender. Hahaha. Minhas meninas aprenderam. Pelo menos foi o que pude ver na última conversa delas sobre o tema. Mas elas ainda têm muito, mas muito mais mesmo o que aprender... e vão. Agora é só esperar pra ver se o não serão cegadas novamente pela paixão no próximo relacionamento ao ponto de cairem na mesma ilusão uma vez mais.

Sempre torcendo por elas e por todos aqueles que ousam amar.

2 comentários:

Fabinho said...

O mundo é uma escola
Onde a gente precisa aprender
A ciência de viver prá não sofrer."
(João Gilberto)

Liana said...

"Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo
Mas aprendendo a jogar"
(Elis Regina)

Post a Comment