Wednesday, March 27, 2013

Reconhecer a felicidade do passado

Thais e Java, irmãos e amigos.
Eu tenho uma mania feia de querer esquecer o passado, tenho tentado superar esta minha falha e reconhecer que o passado tem seus momentos bons que independem de qualquer desfecho ocorrido no presente e no futuro, mas é algo que estou fazendo aos poucos, é muito difícil e suspeito que talvez ainda precise de muitos anos de terapia para conseguir aceitar e (re)conhecer meu passado.

Dia destes instalei um aplicativo que chama Timehop e ele fala diariamente o que aconteceu na sua vida em um período de até 7 anos, usando para isto suas fotos e redes sociais.

Cada dia é uma surpresa, tem as surpresas leves, que fazem parte do passado recente como esta foto aí do lado da Thais com o cão cozido e te trazem a surpresa da passagem rápida de tempo, surge aquela frase: "Nossa, mas já faz um ano?!? Parece que foi ontem..."

Tem dia que o aplicativo trás um passado distante e aí surge aquela frase: "Nossa, parece outra vida, nem consigo imaginar esta tal felicidade que está registrada aí.". Só que isto acontece nos primeiros dias, depois de mais de uma semana recebendo estas atualizações diárias a coisa parece um livro, uma história que você está lendo e consegue até ver beleza e felicidade naqueles momentos.

O mais engraçado é que eu pouco apareço nas fotos do meu celular ou das minhas redes sociais, então os registros são o meu olhar mesmo, sempre estou do lado de cá da lente, aparecendo em algum reflexo ou dedo esquecido. Vejo o meu olhar sobre o passado, as coisas que escrevi e isso vai deixando a história da vida mais leve, o aplicativo está sendo um bom suporte para a terapia, pois ao contrário da Thais que tem a memória de peixinho dourado para as coisas ruins, eu tenho falta de memória para as coisas boas, por isso costumo registrá-las, já que na mente elas raramente permanecem, com o aplicativo tenho pílulas de felicidade diária, do passado claro, mas ajuda bastante a deixar o presente mais leve para encarar o futuro.

1 comentários:

Thais Roland said...

Pois é... Até agora, tudo o que esse aplicativo fez foi reviver as coisas que minha memória de peixinho dourado tinha deixado pra tras. Hahaha. Mas tamoae. Firme no objetivo.

Post a Comment