Tuesday, April 21, 2015

Cupido e o seu recalque

Quando será que a humanidade fez esta ligação entre amor e sofrimento?

Desde os registros mais antigos qualquer caso de amor começa ou termina mal, muitos contam detalhadamente a intervenção recalcada do Cupido, que é o caso da história de Apolo e Dafne.

Nem precisamos passear pela mitologia grega, podemos apenas acompanhar as releituras que já foram feitas nos contos de fada, sempre a novela amorosa com vários obstáculos e reviravoltas.
Crescemos escutando, lendo e vendo histórias deste tipo, fazendo com que esperássemos do amor toda esta tempestade, todas as declarações e demonstrações exaltadas, toda a instabilidade que o "amor verdadeiro" precisa sofrer até subir a legenda de "felizes para sempre". O interessante é que esta invenção de que no final tudo acaba bem veio com o tempo nas releituras, pois nas histórias originais nunca acabava bem, tudo que começava difícil terminava mal mesmo.

O que deveria ter mais chance de acabar bem é o que começa tranquilo, sem entraves, sem obstáculos, sem desgastes. O tempo já é uma prova enorme para qualquer tipo de relacionamento, até mesmo os familiares, ele mesmo por si só já desgasta a convivência e seria capaz de ser responsável pelo final de um relacionamento, imagina só o tempo aliado a todos os outros problemas que as pessoas encontram quando amam e ainda precisam adequar ou enfrentar várias coisas.

Se está difícil demais pode ser o momento de parar e questionar se é amor ou recalque do cupido.

0 comentários:

Post a Comment