Fui assistir uma palestra na semana passada cujo tema reuniu uns 40 rapazes e... eu.
Tudo ia muito bem e todos se mostravam super empolgados, entusiasmados com as perspectivas que o palestrante apresentava sobre a área em que a maioria ali aspira trabalhar, até que uma pergunta mudou o rumo da conversa, ainda que momentaneamente, e "alguma coisa" aconteceu.
O palestrante mantém uma pasta de fotos artísticas de mulheres nuas no Pinterest e um dos garotos que estava no auditório "levantou a lebre".
Foi interessantíssimo observar a mudança de comportamento de todos eles (palestrante e público) diante do novo tema. Era possível sentir o nível de testosterona aumentando na sala, que fez até a linguagem corporal do grupo mudar. Incrível! Extremamente instintivo!
Não sei dizer o quanto a minha presença e de mais uma ou duas garotas na sala influenciou na reação dos rapazes. Não dá pra saber se frustramos um pouco o assunto que, sem nossa presença, caminharia para outro tipo de comentário, ou se o fato de estarmos lá os inflou ainda mais, para mostrarem-se viris, ou um pouco das duas coisas...
O fato incontestável é que eles mudaram. Sorrisos cheios de malícia, ombros levemente arqueados e olhar "por baixo"... aquela posição clássica de "macho-alfa" que quase todos adotaram imediatamente.
Menos de 5 minutos e o assunto principal da palestra foi retomado como se nada tivesse acontecido, mas não voltou totalmente ao normal... nas cabeças de todo mundo o tema extra ficou registrado e a mudança de comportamento era irreversível a esta altura, tanto que foi citado novamente ao final da palestra no mesmo tom de "meio proibido" e com a mesma empolgação alfa.
Mesmo que o fato não tivesse ocorrido a palestra teria sido genial, mas isso foi, com certeza, o que a tornou particularmente memorável. Acho que foi a primeira vez que avaliei esse tipo de comportamento com esse nível de frieza e adorei a experiência.
Ansiosa pela próxima... que não deve demorar a acontecer...
Thursday, April 7, 2016
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
0 comentários:
Post a Comment