Wednesday, June 19, 2013

Planos e objetivos

arquivo pessoal
Hoje a minha filha Thais vai se formar, uma formatura representa um objetivo alcançado, um plano concluído e às vezes um sonho. Esta formatura da Thatá é muito simbólica lá em casa, é a confirmação de que devemos nos livrar um pouco das amarras sociais e familiares para escutarmos o que nosso coração e mente realmente querem, talvez não dê para realizar o sonho com toda a fantasia logo de início, mas podemos encaixá-lo no nosso dia a dia até o momento que ele seja a nossa realidade.

Quando eu era criança/adolescente eu era dada a fazer planos e registrá-los, confesso que até hoje sou ligada em planejamentos de uma forma obsessiva (fiquem calmos, estou me tratando), mas antes eles eram cheios de ilusão e hoje são mais realistas, quando não muitas vezes pessimistas.


Vasculhando minha caixa de lembranças (tem uma amiga que chama de cemitério...rs) encontrei duas cartas que fiz com uma amiga e várias lembranças de amigos, alguns presentes me chamaram mais atenção que outros e então resolvi dar uma olhada no que eu pensava 20 anos atrás sobre meu futuro, o que consegui realizar daquelas coisas e o quanto da Liana de 13 anos ainda existe aqui aos quase 33 anos (faltam 4 meses ainda).

Fizemos naquela época um Plano de Fuga e um Plano de Vida, fui criada com uma educação bem rígida e esta minha amiga de certa forma também, então para nós só existiria vida depois da fuga, era como se nossa vida estivesse condenada a seguir aquelas regras e conceitos para sempre se continuássemos "presas".

Do Plano de Fuga posso considerar que cumpri 5 itens dos 12, sendo alguns com um atraso significativo, são eles:
- Arrumar emprego (o primeiro foi aos 17 anos)
- Fugir com 20 anos (fui morar longe do núcleo familiar aos 21 anos)
- Não deixar vestígios quando sair de casa (passei uns 3 anos em alguma época da minha vida fazendo isto)
- Mudar de personalidade (ou seria encontrar a minha personalidade)
- Ser livre (acho que agora ao 33 anos é quando me sinto mais perto deste objetivo)

Do Plano de Vida posso considerar que só cumpri o que diz respeito ao trabalho e em partes em relação ao casamento, minha realidade naquela época era baseada em uma visão tão tradicional, que ao cumprir a parte do "mudar de personalidade", todos os planos que estavam lá foram pelo ralo, sobrando apenas um item para o futuro, não sei se distante, que é ser cremada. Eu e esta amiga acabamos nos distanciando, ao colocar em prática as coisas do Plano de Fuga, foi criado precipício imenso entre as nossas realidades, acho que pelo que sei da vida dela, ela conseguiu realizar mais itens do Plano de Vida do que eu.

Aí encontrei um desenho que uma amiga fez p/ mim do logo da MTV, tô ficando velha, a MTV acabou!!! 23 anos depois e a MTV acabou, ficou obsoleta, não souberam planejar, não se adaptaram ao mundo novo, isto me faz sentir o peso da idade, que nem é tão avançada assim...rs

Aí encontrei palhetas de antigos amores e um monte de lembranças que me lembram da minha queda por artistas de vários tipos, o que me faz pensar se eu não devia cogitar me envolver com alguém formado em direito ou medicina...hahaha

Ver a Thais se formar hoje me dá a esperança de que talvez os outros 10 itens do Plano de Vida ainda podem acontecer, talvez sem toda a fantasia que existia ali, mas adaptado a minha realidade atual.

Parabéns filha!!!! Que este seja o primeiro de muitos sonhos alcançados nesta sua nova jornada! (quem quiser saber mais sobre o sonho que a Thaís está realizando hoje clica aqui)

0 comentários:

Post a Comment