Thursday, August 20, 2015

Tolerância

A vida foi passando e minha tolerância foi diminuindo pra algumas coisas e aumentando pra outras. Acho que é isso que as pessoas chamam de amadurecimento, sei lá. 

Me cansei das discussões religiosas, por exemplo. Minha tolerância pra ignorância bíblica chegou num ponto que prefiro só me divertir com o tema e não mais tentar inteligentizar os fanáticos. 

Nos relacionamentos tolerei coisas demais durante o casamento, tudo ficou sem sentido e agora não tolero mais. No início achei meio rigoroso não ceder no relacionamento, afinal de contas cresci ouvindo as pessoas dizerem que o casal só funciona se os dois cedem.

Na prática aprendi que um dos dois, invariavelmente, cede mais, mas também aprendi a ponderar meus limites. Sou o lado que cede mais, mas agora sei ceder apenas até onde a coisa não me incomoda e, ainda mais importante que isso, aprendi a conversar. 

Aprendi não... estou aprendendo, sendo ensinada. Sim, preciso ser ensinada, porque cresci lidando da forma errada com as coisas que me incomodam e que necessitavam de conversa. Agora tenho que aprender a falar o que sinto antes que isso vire algo que simplesmente me faça ir embora. E está funcionando! Ainda não me sinto a vontade para falar sobre as coisas que me incomodam, mas o alívio do pós-conversa me faz sentir bem e meu estômago agradece também. Quem sabe curo agora minha gastrite nervosa de mais de vinte anos? Hahaha

Só precisei de alguém que prestasse atenção em mim e que tivesse paciência comigo pra começar este treinamento jedi. Mesmo a Liana gostando tanto de mim ela é igual neste aspecto então nunca conseguimos nos ajudar muito neste sentido. Respeitamos o silêncio uma da outra sabendo exatamente o que ele significa, mas também treinamos juntas nossas habilidades de conversas sobre assuntos críticos... bem aos poucos. Hahaha

E assim vou melhorando minha vida, permitindo aquilo que suporto, contornando aquilo que é demais. Sempre aprendendo, sempre querendo ser melhor, sempre me encantando com minha própria vida e com meus limites.

1 comentários:

raphael =D said...

Por trás de toda conquista, tem um problema e se o problema tem solução não precisa se preocupar. =)

Bom final de semana!!!! \o/

Post a Comment