Wednesday, November 25, 2015

Revirando o passado para entender o presente

Desenterrar coisas é bom ou ruim? E até que ponto o egoísmo natural nos impede de ver que estamos errados ou que exageramos uma situação em favor do nosso argumento?



Cada vez que releio um livro ou reassisto um filme entendo diferente ou percebo coisas novas e é por causa disso que tenho o hábito de remexer no meu passado de relacionamentos. Reler antigos emails de discussões e tentar encontrar onde EU estava errada é uma das práticas que conservo, principalmente quando acho que posso estar errada mais uma vez (comigo mesma ou com outra pessoa).

Desta vez foi meu momento de desenterrar emails esquecidos da época em que era casada. Não foram emails do término, mas de um meio conturbado. Hoje eu vejo, claramente, que o meio deveria ter sido o fim, mas permiti que continuasse porque... bem... na época parecia fazer sentido.

Não ajudou em nada! Pelo contrário, me fez sentir uma imbecil ainda mais do que me senti na época. Não me trouxe nenhum esclarecimento sobre minhas angústias atuais e, ainda por cima, me fez relembrar de mais um punhado de situações onde fui imbecil no mesmo aspecto da discussão naqueles emails.

Acabei com a sensação de que sou trouxa desde sempre e em muitas situações diferentes ao longo da minha vida e que o único lugar onde comando as coisas realmente é dentro do meu mundo absurdo de fantasias no horário do banho.

Fico pensando no que acontece dentro da cabeça das pessoas que tomam atitudes drásticas na vida. Será que ficam pensando "um dia eu tomo uma providência" por um tempão? Ou será que a ideia surge e eles executam?

Minha separação foi um longo período de "um dia eu tomo uma providência". E depois que me separei nenhum dos cenários do meu mundo de fantasia da época virou realidade. Talvez eu esperasse demais da mudança apenas porque ela demorou a acontecer. Ou talvez eu seja apenas ruim em realizar fantasias.

No final, pode ser que seja só TPM.  Essa vadia que faz a gente ignorar tudo o que a gente realiza e pensar apenas nos fracassos durante toda uma semana. O Universo é ingrato com as mulheres.

0 comentários:

Post a Comment