Tuesday, February 14, 2017

Apenas respire

Será que os relacionamentos só acontecem porque as pessoas são ansiosas?

Estive analisando os meus e as linhas de raciocínio dentro da minha cabeça ficam cada vez mais bagunçadas.



É fato que meus relacionamentos mais importantes foram precipitados, mas o que será que aconteceria se eu não tivesse sido ansiosa e me atirado neles logo de cara? Será que eles ainda aconteceriam?

Por um lado penso que não, que todos terminariam na tal da Friendzone. Depois de algum tempo talvez eu deixasse de me empolgar com as coincidências e com os “tudo a ver” que eu tinha com a pessoa e começasse a prestar atenção também às diferenças e isso, talvez, me fizesse perceber que o melhor era mesmo manter apenas uma relação de amizade.

Por outro lado, talvez eu conseguisse lidar melhor com as diferenças se as conhecesse antes de ter alguma coisa com a pessoa, ou ainda, dar tempo para me ajustar à pessoa e ela a mim e, aí sim, decidir se um relacionamento era para acontecer ou não. Quem sabe isso é que é o tão buscado “Relacionamento Maduro”?

A grande verdade é que nunca consegui controlar minha ansiedade quando me apaixono por alguém e isso sempre me custou caro. No final das contas, eu nunca sequer tentei controlar essa ansiedade porque sempre vi relacionamentos como grandes paixões arrebatadoras e, por isso, sempre mergulhei com tudo nelas.

Agora, depois de tantos fracassos, estou tentando mudar o comportamento. Nada de jogar tudo pro alto e começar tudo de novo. Acho que nem tenho mais disposição para “começar tudo de novo”. Resolvi que precisava dar um passo pra trás antes de começar a andar pra frente de novo. Dar uma nova chance, de verdade! Para mim, para o relacionamento, para o outro. Ir devagar, sondar, conhecer, consertar, afinal, sou boa em consertar, por que não tentar isso no relacionamento também?

A parte difícil é controlar a ansiedade pelos resultados, pelas conclusões, não se deixar levar pelo impulso, principalmente com alguém com quem já se tem tanta intimidade e por quem se tem tanto carinho. Difícil segurar a emoção e tentar racionalizar as situações e as oportunidades. Difícil não pegar na mão...

Mas quem foi que disse que a vida seria fácil e feliz o tempo todo, né? Se tem alguma coisa que aprendemos nessa vida com as melhores canções de amor é que o Amor é sofrido! Então, que seja um aprendizado e que tenha seu tempo respeitado.

Talvez seja tempo de eu aprender mais sobre mim mesma com calma e paciência, me decifrar e lidar com todos os meus aspectos, especialmente aqueles que eu nunca quis lidar.

Talvez Freud explique.

1 comentários:

Paulo Elifaz said...

Eu acho que tem que ir sim. De cabeça. Uma hora acerta! Tudo tem esses altos e baixos, no trabalho, na vida em si, na amorosa como é o caso.... Mas sei que a "fossa" da amorosa é mais sofrida.

Tem gente que se engraça com gente que tem mesmo costumes, outros com gente de costumes totalmente diferentes, outros viram "escravos".... É difícil saber seu próprio perfil, por isso temos que ir procurando.

Sobre a música, parabéns! Escolheu a única música que eu gosto desses caras! :-D

Post a Comment