Wednesday, February 20, 2013

Relações Pretty Woman


Assisti o filme Uma linda mulher na transição da minha infância para a adolescência, não lembro exatamente quanto anos eu tinha, mas se o filme foi lançado em 1990 e naquela época as coisas não chegavam com tanta rapidez no Brasil e eu assisti no videocassete , então devia ter uns 12 anos.

Achei o filme lindo, que menina não ia se encantar com a história de encontrar um ricaço que te fizesse de princesa? Não importa se esta menina é uma prostituta ou a Anastasia Tons de Cinza, importa que imaginar a possibilidade de valer tanto para alguém, entendendo valer como valor monetário, parece que é sinônimo de amor.

A pessoa presenteia a outra com algo caro e logo todo mundo fala: Nossa, fulan@ te ama mesmo!
Estamos constantemente cercados desta relação de compra e venda de sentimentos e demonstrações sentimentais, é uma eterna prostituição. Claro que existem pessoas que não são assim, que sabem a importância do outro e não o valor, que pensa mais no significado do presente do que em impressionar/impactar dando coisas caras.

Um trecho de um diálogo do filme que sempre ficou na minha lembrança, nem sei se lembro dele com tanta fidelidade, foi:
" - Eu cobraria menos.
  - Eu pagaria mais."

Sempre entendi este diálogo como algo ligado a dinheiro, afinal ela era uma prostituta e ele estava pagando pelas horas com ela, mas dia destes em uma situação que não envolvia dinheiro e sim uma troca de olhares e sorriso, eu pensei na hora neste diálogo. Só que não era pagar mais financeiramente, era pagar mais com a vida, ou melhor, com os caminhos que a vida me proporcionou e ainda vai me proporcionar, é aceitar todo o carma sem reclamar, porque mesmo se tivesse que ser mais penoso, mesmo assim valeria aquele momento inocente, leve e cheio de vida.

Não me envergonho de confessar que já fui assim, destas pessoas que acham que presentes caros significam demonstração de afeto, na verdade é muito mais fácil gastar dinheiro do que dar amor, deve ser por isso que muitas pessoas acabam preferindo cobrir o outro de riquezas...

0 comentários:

Post a Comment