Friday, April 19, 2013

A tampa da minha panela amassou

Coisa de vó isso, né? "Toda panela tem a sua tampa."


Talvez tenha mesmo... mas o que acontece quando a tampa amassa? No tempo dos meus avós eles endireitavam a tampa o máximo que conseguiam e continuavam usando. No nosso tempo a gente troca a panela toda ou vai comer fora.

Quem tá certo? Quem tá errado? Quem tá mais certo ou quem tá mais errado? Existe certo ou errado?

 Pensando em como eles faziam... bem... consertar é legal, mas quando a gente desamassa alguma coisa nunca volta a ficar perfeito. Fica feio, não encaixa direito, não tampa mais certinho... tipo serve, mas daquele jeito, né...

A gente troca. Nem tenta arrumar, só troca e pronto.

Mas se é como os "antigos" diziam e cada um tem a sua tampa, pelo que estamos trocando? A tampa nova, ainda que sirva, não é mais a original. Como acontece então? Como ficam as partes que são iguais mas que não são partes da mesma coisa?

O que são os relacionamentos então? O que eles foram? Relacionamentos que eram remendados e que as pessoas iam levando do jeito que ficava mesmo? E o que eles são agora? Estamos roletando e continuamos roletando mesmo quando achamos nosso par perfeito? Vamos substituir pessoas até quando? Será que, lá no fundo, ainda acreditamos no Príncipe Encantado e continuamos procurando por ele tentando ignorar que é apenas um conto de fadas?

Eu encontrei a tampa da minha panela. Mas ela amassou e o que eu fiz? To cozinhando sem tampa. Até tentei dar uma desamassada mas não ficou bom e eu resolvi que era melhor sem mesmo. Mas também... minha tampa era das antigas... daqueles ferros difíceis de desamassar. Ainda assim, quem garante que eu não conseguiria fazer uma boa funilaria um dia?

É complexo pensar no que nosso futuro poderia ter sido se tivéssemos agido de forma diferente. Nem acho que isso seja muito saudável, mas acho que é meio inevitável. A vida vai colocando algumas situações pra gente que fazem a gente pensar nessas coisas e a gente fica assim, meio amuado... Nos chateamos com coisas que nem deveriam chatear a gente, mas..........

Eu sei que o jeito é olhar pra frente e pensar no que tem pra melhorar, mas lembro de algum professor de História me dizendo que a gente tinha que estudar o passado pra entender o presente e melhorar o futuro (ou alguma ladainha dessas). Acho que a gente tem mesmo que aprender com os erros do passado pra tentar melhorar, mas será que a gente tá pensando nas coisas certas ou só nos que é conveniente pras nossas consciências?

Talvez seja só meu Inferno Astral misturando minhas idéias e tudo volta ao normal na segunda-feira, ou talvez eu continue confusa pro resto da vida. Tudo o que sei é que estou num momento de iluminação e trevas, tudo junto ao mesmo tempo misturado, nos meus pensamentos sobre relacionamentos.

Tomara que passe. Entendendo ou não, tomara que passe.

0 comentários:

Post a Comment