Wednesday, April 16, 2014

VA Convida: Hoje tem... (Débora Bertoncelo)


Sempre achei que a gula e luxúria estavam de mãos dadas, ou que algumas partes do corpo estavam unidas.
Ser dominado pelas paixões, assim definem os mais singelos, sobre a luxúria. E para gula figuram - o desejo ardente – na abstração da palavra. Dionísio, Baco para os romanos, é o deus do vinho, do deleite, e tanto gula quanto luxúria são apenas excessos... de prazer.

E que prazer mais imediato não há no bem comer? No comer em todos os sentidos.
Como pecado, não sei porque configura um mal, se este na verdade se dá apenas para a pessoa que o pratica.

Não ter controle? Ah, com uma boa dose de hormônios femininos, também me coloco na lista do outro pecado capital - a ira.

E faz um estrago tão grande quanto a culpa.

O que o pobre carneiro no molho de hortelâ agraciado com um manjar de coco com calda de café de sobremesa, podem causar a um reles mortal? Talvez uma leseira, uma preguiça que não cabe nesta crônica. Luxuriante é pensar neste prato, sua carne tenra e para alguns doce. Seu calor adentrando a boca e a frescura da hortelã invadindo seu paladar. Talvez seu corpo não sinta toda essa mecânica, porque precisa de um ataque mais preciso. Uma boa mão, uma língua sedenta talvez. E para os católicos que estão em jejum ou se penitenciando nesta quaresma, voltar para o mundo, necessita de um prato abastado, cheio de sustança que possa resguardar o corpo enquanto o diabo faz sua cama.
Bora ?


Carneiro ao molho de iogurte e hortelã

1 pernil de carneiro Sal Limão
Vinagre de maça,vinho,etc
Alho
Cebola
Iogurte natural, desnatado, integral (de sua preferência)
1 maço de hortelã


Comprei um pernil congelado que facilita na hora de desossar. Retire todas as gordurinhas sebosas que encontrar. Não é uma gordura assim gostosa , e para alguns deixa um cheiro desnecessário. Já em pedaços, coloquei em refratário com limão, vinagre, e pouco sal de um dia para o outro. Somente na hora de assar, adicionei alho e cebola picadas para envolver o carneiro.
Eu quero o sabor sutil do iogurte, neste momento.

Num refratário, azeite no fundo, carneiro em fatias, manteiga para besuntar . Deixei em forno médio.

Molho de iogurte e hortelã
Corte a hortelã finamente e misture ao iogurte.
Experimente. Coloque sal e azeite se achar necessário.


Manjar de coco branco com calda de café




Manjar
½ litro de leite integral, desnatado,etc
5 colheres de amido de milho
1 vidro de leite de coco





Dissolva o amido de milho aos poucos para não empelotar . Panela e colher de pau, vá mexendo até tornar-se espesso. Coloque em refratário e geladeira.calda de café
Café forte, pronto e sem açúcar
Aguardente
Mel

Coloque o café numa panela e deixe em fogo baixo. Adicione um cálice de aguardente e deixe reduzir. Demora sim, quando estiver mais grosso adicione uma colher de sopa de mel, e se já estiver grudando, um pouco de aguardente. Verifique a consistência e deixe esfriar.



... e as palavras não se conjugam após o consumo.

Blog Gastronomia Crônica



0 comentários:

Post a Comment