Wednesday, January 16, 2013

Sobre a leveza de não ser responsável...


http://weheartit.com/entry/48860315
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.", Antoine de Saint-Exupéry.

Li e escutei esta frase inúmeras vezes, porém nunca tinha lido O Pequeno Príncipe, eu colocava um peso tão grande sem nem ao menos conhecer o contexto em que a frase tinha sido aplicada, para mim era quase como uma sentença de amor eterno.

Por causa de uma coincidência do destino eu acordei cedo demais no último sábado e dei de cara com o livro ali quietinho, posicionado quase que estrategicamente ao lado da minha cabeça, pensei: leio ou não leio? Será que vai dar tempo de terminar antes do final de semana acabar? A curiosidade foi maior que a dúvida, por isto comecei a leitura, para a minha surpresa foi super rápido, antes mesmo dos meus companheiros de acampamento acordarem eu já tinha terminado o livro.

Após ler o livro a frase perdeu o peso de amor eterno que tinha para mim, na verdade o que ficou é que precisamos ser responsáveis pelos nossos desejos antes de sermos responsáveis pelos outros, que não devemos ter medo de seguir em frente porque temos que "cuidar" de alguém ou porque este alguém é "dependente" de nós.

Cativamos pessoas todos os dias e também somos cativados, não dá para ser responsável em nenhum nível, tudo é circunstancial, as prioridades mudam a cada instante, não tem como prometer a eternidade para nada e me conscientizar disto me deu uma leveza enorme.

Não, não sou responsável por nada de bom ou ruim que outra pessoa viveu, nós nos permitimos viver este bom ou ruim, para viver uma relação (não só amorosa) é preciso mais do que um indivíduo e cada envolvido é responsável pelo que de bom ou de ruim lhe aconteceu, o que ele permitiu e o que ele infligiu ao outro.

E como é leve não ser responsável pelo outro, pelo que ele diz ou acha... dá vontade de sair cantando, estou apaixonada pela sensação de liberdade que é não ser responsável. Enquanto a Thais trocou o amor dela pelo Damien (Devaneios sobre soluções), eu troquei meu amor pela leveza da não responsabilidade, é tanto amor que deixo até a trilha sonora para esta fase atual.


5 comentários:

Mayara Lopes said...

Tu conseguiu sintetizar tudo o que eu ando pensando ultimamente.

Liana said...

Ando tão impregnada disto que vou até tatuar na pele...

Thais Roland said...

Sem palavras pra descrever a paz de espírito!

Liana said...

"Voar, voar, subir, subir..."rs

Thais Roland said...

hahahahahahhaa... referências, referências...

Post a Comment