Wednesday, November 20, 2013

Será que Penélope nunca vacilou?

Sempre gostei muito de ler e por mais estranho que pareça adorava histórias de amor, sei que aqui no blog vocês conhecem minha personalidade mais meiga, mas na vida real são mais realista e menos romântica, talvez seja uma estratégia, uma defesa ou auto preservação, porque sofrer na vida real é muito mais dolorido do que contam nas histórias por aí.

Certa vez li a história de Penélope e Ulisses e fiquei encantada, como era lindo pensar que uma pessoa esperou pela outra durante 20 anos, sem ao menos saber se o outro estava vivo ou não, os estratagemas que ela fez para poder ser fiel ao seu desejo de esperar e mesmo assim não desagradar seus familiares.

Gostava tanto desta história que nos chats da vida eu usava o nick Penélope e quando comecei a trabalhar e precisava usar um codinome também adotei o mesmo. Na maior parte das vezes as pessoas achavam que era Penélope Charmosa, mas em alguns casos, poucos, as pessoas acertavam que era Penélope de Ulisses, nem preciso dizer que ficava radiante, a inteligência me seduz, me conquista no ato.

Eu sou toda Penélope, sou destas que quando está apaixonada não tem olhos e nem desejo por mais ninguém e para quem acompanha meus posts por aqui sabe que quando era mais nova tinha uma mania de paixões platônicas, então era o conjunto perfeito, ficava lá esperando que um dia a pessoa me notasse e enquanto isto não acontecia eu ficava lá costurando minha colcha de sonhos e possibilidades, o que fazia com que eu não tivesse tempo e nem vontade de querer mais ninguém além daquela pessoa. Só que nenhum dos meus amores platônicos durou tanto tempo, 20 anos é muita coisa, até mesmo Penélope só conseguiu enrolar com esta coisa de costurar e descosturar durante 3 anos, depois disto teve que inventar outras desculpas.

Então me pergunto: será que Penélope nunca vacilou? Nem por um segundo sequer imaginou que Ulisses tinha morrido ou trocado ela por outra mulher? Será que quando apareceu algum bonitão que seu pai insistiu para que ela se casasse ela nem chegou a cogitar a ideia?

A história de Penélope lembra o ditado popular de quem espera sempre alcança. Porém sempre me vem a cabeça outros mil ditados e músicas que falam sobre o fato de "quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

Hoje em dia a maioria das pessoas faz a hora acontecer, não espera por Ulisses, sacode a poeira e vai ali ficar com o João mesmo, aí não dá certo e parte para o Joaquim e assim continua sem parar. Quando Ulisses chega vê que a Penélope está lá (parecendo) feliz com outro e nem tira o disfarce de mendigo, simplesmente vira as costas e vai embora.

0 comentários:

Post a Comment