Wednesday, December 18, 2013

Reconhecendo limites

Doadores tem que definir limites, pois quem recebe raramente define.


Esta semana ganhei esta imagem de presente da Thaís e resume bem as tentativas que ando fazendo na minha vida.

Na verdade eu me "vanglorio" muito de respeitar meus limites e quem me conhece já deve ter escutado esta frase pelo menos uma vez na vida, respeito os meus limites nos exercícios físicos, nas relações amorosas e de amizade, mas tem hora que eu simplesmente travo e perco o timing...

Às vezes gosto tanto de uma coisa ou de alguém, que mesmo ficando chateada em alguns momentos, é difícil definir o limite, porque não quero "perder" o que (aparentemente)tenho e por isto acabo me deixando levar pelo fluxo dos acontecimentos, fazendo um eterno cair e levantar de emoções, criando mini cicatrizes e pedaços de pele recém reconstituídas que a qualquer momento podem se rasgar novamente.

Normalmente eu costumo arrastar as situações até que elas me machuquem tanto, que o limite vem afiado feito navalha, cortando exatamente tudo que vê pela frente, fazendo não só eu perder o que tinha medo de perder como também fazendo com que eu não queira mais isto na minha vida nunca mais. Passo do 8 ao 80 num piscar de olhos.

Nesta nova fase estou fazendo diferente, como dito na frase que ganhei esta semana, o limite deve ser dado por quem esta concedendo as "exceções", porque quem recebe raramente vai dar um limite e às vezes nem percebe que o outro está dando algo, concedendo uma exceção ou esperando algo.

Este ano ao invés de fazer uma lista com coisas para 2014, fiz uma lista com coisas que não poderiam deixar de acontecer em 2013 e um dos itens era comunicar meus limites, minhas vontades e necessidades, realmente fazer minhas escolhas e não seguir o fluxo.

Quero começar 2014 sem expectativas, apenas vivendo o presente e deixando todo o peso em 2013.

Desde o final de 2012 venho aprendendo a deixar os pesos por aí onde os encontrei, no caminho, não tem porque carregá-los. Este processo foi (ainda está sendo) tão importante p/ mim que quero deixar registrado para que eu nunca me esqueça que a vida pode e DEVE ser mais leve.


0 comentários:

Post a Comment