Wednesday, February 19, 2014

Sobre ser caminho

Tenho medo de várias coisas, das mais corriqueiras como andar sozinha a noite em uma rua mal iluminada às mais bizarras como medo de levantar a noite para ir ao banheiro que fica ao lado do meu quarto. Só que o mais interessante da minha relação com o medo é que eu gosto de enfrentá-lo, volto para casa tarde da noite sozinha (cagando nas calças, mas volto), levanto de madrugada para ir ao banheiro (de luz acesa, mas vou) e um montão de enfrentamentos que pratico diariamente.

Mas tem um medo que me corrói e ele é relacionado ao amor, ou melhor, aos relacionamentos, o medo de ser caminho e não destino.

Vou explicar melhor, todo mundo já deve ter escutado a história da prima da vizinha da tia do interior que namorou décadas com um cara e aí ele terminou com ela e depois de 3 meses estava casado com outra. Pois é, ela era caminho e não destino. Existem várias outras formas de ser caminho, vou listar algumas delas:

- quando as pessoas tem uma diferença grande de idade
- quando uma das pessoas tem um propósito maior que acaba sendo o fator principal
- quando um lado tem problemas que abalam a autoestima
- quando um trabalha demais

Existem milhares de outras situações onde no relacionamento uma das pessoas é caminho, ser caminho é quase como ser um terapeuta, a pessoa dá todo o suporte e apoio necessário para que o outro consiga evoluir/se curar e então a pessoa sente que já está pronta para a vida e vai embora viver o seu destino.

Não dá para saber quem será o caminho em todas as situações, porque às vezes a diferença é sútil, mas normalmente o caminho é aquele que depois do fim se sente meio vazio, exatamente como uma passagem que não tem transeunte.

Como falei lá no começo, eu gosto de enfrentar meus medos e este medo de ser caminho eu já enfrentei algumas vezes, mas ser caminho é uma situação traiçoeira, você só descobre que é um quando não tem mais jeito de mudar de posição. Então peco pelo excesso de proteção nestes casos, não dá para aliviar com a luz acesa como o caso do banheiro, não dá para se basear nos acontecimentos como no caso das ruas desertas.

Ser caminho é quase como ganhar na loteira do azar, ser destino é ganhar na loteria da sorte e ser transeunte é viver sem preocupações.

O que você é ou já foi?

0 comentários:

Post a Comment