Friday, May 30, 2014

Não se volta com ex...

Essa semana me peguei conversando com um amigo que voltou com uma ex-namorada, na esperança de ela ter “amadurecido” e de terem a chance de cometer “novos erros”.




Como sou apaixonada por carros, fiz logo uma relação na minha cabeça. Nos referimos a carros que tivemos como “nossos antigos carros”, o que dá a entender que poderíamos voltar a possuí-los. Por outro lado, nos referimos aos antigos relacionamentos como ex, deixando claro que é burrice “voltar a tê-los”.

Ex é passado, é coisa que não deu certo, é, na melhor das hipóteses, aprendizado, mas não é algo pra gente querer de volta. Essa coisa de amadurecer é bobagem. A gente aprende com a vida, mas somos sempre as mesmas pessoas.

Além disso, as pessoas sempre tendem a colocar a culpa dos fracassos dos relacionamentos nos outros. Claro! Ninguém quer assumir que fez bobagem. Então, quando um relacionamento acaba, cada um está montando em sua cabeça toda uma história que joga a culpa em cima do outro e nunca em cima de si mesmo. Quando as pessoas “voltam”, obviamente estão pensando que “o outro” amadureceu e não vai mais cometer os mesmos erros. O detalhe é que os dois estão pensando assim, ninguém vai mudar nada, porque acha que nunca fez nada de errado e o relacionamento está, mais uma vez, fadado ao fracasso.

Nossa chance de “cometer novos erros” é com gente nova, gente que se comporta de formas que ainda não conhecemos, que não estamos acostumados... gente que estamos conhecendo e aprendendo a se portar de uma nova maneira. O passado é sempre igual. Se não fosse, já teriam inventado a tal máquina do tempo pra resolver um montão de problemas.

Insistir no erro dos ex-relacionamentos tem apenas o encanto da época de nossos avós, onde não existia a possibilidade de pularmos de relacionamento em relacionamento e então as pessoas eram obrigadas a adaptarem-se umas às outras e fazer os casamentos darem certo por décadas. Me refiro a isso como “encanto” porque não vemos mais nenhum tipo de esforço nos relacionamentos atuais para resolver problemas como nossos avós faziam. É mais fácil “andar a fila”.

Vai saber quem é que ta certo... já “tentei fazer dar certo” e já “andei a fila sem cerimônias”e não sei dizer o que foi melhor ou pior pra mim. O que sei dizer é que, analisando friamente, continuo sendo a mesma pessoa que sempre fui, o que, para alguns pode significar que nunca amadureci. O que mudou é que agora tenho “bagagem” de relacionamentos e talvez isso me faça agir de formas diferentes de alguns anos atrás, mas não significa que virei outra pessoa.

Talvez a questão não seja amadurecermos, afinal de contas, não somos frutas (ainda que a Liana insista que sou um moranguinho hahaha). Talvez a questão seja apenas encontrarmos a pessoa certa, ainda que ela seja certa apenas por um tempo (que pode ser curto ou longo... nunca se sabe).

Nunca voltei com um ex e nem pretendo, mas já pensei nisso por algumas vezes, então não estou completamente livre da maldição dos ex... Só quero ter forças pra continuar assim, sem voltar no tempo. A vida é o que a gente faz dela daqui pra frente e não adianta ficar futucando o passado. Mas se alguém quiser me convencer do contrário, sou toda ouvidos (ou olhos, para ler o que me escreverem. Hehehe)

0 comentários:

Post a Comment