Wednesday, August 1, 2012

3 meses, 3 anos

Eu e a Thaís costumamos conversar no final de algumas noites, embaladas por um bom chá e várias descobertas amorosas que fazemos nesta nova jornada.

Noite destas uma situação me fez lembrar uma verdade cruel, a de que o amor (intensidade e sinceridade) parece sempre exclusivo daquela pessoa que está com você, mas não é. Quando pegamos e-mails antigos, bilhetes, relembramos coisas, percebemos que é tudo exatamente igual e não estou generalizando, é a pura verdade, se todo mundo analisar friamente perceberá que repete as mesmas coisas em todos os relacionamentos.

Já foram contadas neste blog várias histórias de amores profundos e intensos de curta duração. Três meses, este é o tempo perfeito para viver um grande amor, para fazermos todas as juras sinceras, proferir todos os nunca e os para sempre, trocar todas as mensagens e ligações melosas possíveis, sonhar com os filhos, cachorros e as festas de final de ano.

Só que quando chegamos nos 3 meses nos iludimos que aquilo é tão bom e perfeito que pode ser estendido por mais tempo e aí temos 3 anos de puro sonho, onde começamos a construir a fundação da futura família, a consolidação do amor e aí depois deste tempo é outra coisa que une os casais e normalmente tudo que rolava naqueles 3 anos e 3 meses vai ficando cada vez mais distante, sendo substituídos por várias lutas e interesses em comum junto, com sexo esporádico e cansaço de trabalho.

Eu já tive um amor de 3 meses que se transformou em 3 anos e se estendeu por mais 7, confesso: não sei o motivo real pelo qual ele se estendeu por mais 7 anos, não dá para passar a receita e nem inventar uma profilaxia.

Já tive um amor de três meses que acabou aí e depois de muitos anos nos reencontramos e depois de vários encontros, sem cunho amoroso/sexual, percebi que não tinha nada a ver com aquela pessoa, na época fazia tanto sentido, era o amor da minha vida, queria passar o resto da minha existência ao lado daquela pessoa. Pensei: Graças a Deus que não levei adiante esse relacionamento!
E não é que a pessoa mudou nestes anos que a gente não se viu, eu é que só enxergava o que me agradava nestes três meses, várias coisas nós nem sequer chegamos a conversar enquanto estávamos juntas nestes três meses. Então foi ótimo ter guardado somente boas lembranças deste amor.

Já vivemos este tipo de sentimento várias vezes e é sempre igual, mas ainda nos surpreendemos/acreditamos, é exatamente o que diz a música da Adele (afe, tenho trauma desta mulher).

8 comentários:

Thais Roland said...

É assim mesmo. Todos os meus relacionamentos de 3 meses deixaram só boas lembranças. Todos os que passaram disso.... bem...

Anonymous said...

Eu também tive um amor de 3 meses, que se estendeu pelos 3 anos e durou um pouco mais. Mas ao contrário do que diz no texto, eu sei pq ele se estendeu além dos 3 anos, só não sei porque acabou antes dos 30.

Liana said...

Anonymous, na verdade eu (acho que) sei, porém como faz apenas 1 ano que acabou prefiro deixar o tempo me trazer outras respostas...

Agora me responda você: se sabe porque se estendeu por mais tempo, porque não manteve isto para que ele se estendesse até 30 anos?

Liana said...

Todos que passaram disto entraram para a história...hahaha

Estou perto deste marco dos 3 meses...

Du said...

Ah, será mesmo Liana?

Acho que o mais complicado é que de início uma paixão acontece por tantos fatores que normalmente não fazem parte do que acaba importando para viver uma vida a dois (ou mais? rs) e como você disse, só depois que passa o encantamento (atração física, alguma habilidade específica, um perfume, uma voz, etc) inicial é que prestamos atenção em outras coisas...

Já vivi um amor que era para durar, como você disse, pouco tempo, e se extendeu, e o resultado foi desastroso, como você e a Tha já comentaram... Mas também já vivi um relacionamento longo, que no final ambos ficaram com boas memórias e sem mágoas, ambos tiveram a inteligência emocional de ver que mudaram (e isso, é inevitável... cedo ou tarde, mudamos, estamos em constante mudança) e que não havia mais razão para seguir juntos, sem o encantamento, sem a cumplicidade, com pouca coisa em comum... Mas não foi razão para esquecer tudo de bom e até mesmo para manter uma amizade até hoje, muito boa.

Enfim, acredito que relacionamentos longos sejam possíveis, mas ambos tem que estar dispostos a aceitar as mudanças que ocorrem ao longo do tempo, se adaptar, ceder um pouco, aprender a re-apaixonar pela mesma pessoa (fisicamente) mas que ao mesmo tempo, se torna outra pessoa (em atitudes, gostos, etc...)... São muito mais difíceis com a facilidade que se tem hoje de simplesmente olhar em volta, ou com a ajuda da internet, re-encontrar antigas paixões, amizades, criar novas, e a tentação de partir para o novo, que ainda assim, comece com as mesmas cantadas, com as mesmas histórias sendo contadas, os mesmos risos, é novo por ser vivido com outra pessoa, é muito grande.

Tem opção certa ou errada? Tem sim, mas para cada pessoa, o importante é seguir sua intuição e não prorrogar algo que já está sem chances de dar certo, que aí é realmente pedir para cultivar raiva, mágoa e ressentimentos...

Acho que escrevi demais... rs

Liana said...

Não escreveu demais nada, aqui é o divã, ninguém está dando receita pronta, estamos filosofando mesmo.

Concordo em gênero, número e grau com você Du, temos que nos apaixonar novamente e neste meu relacionamento mais longo (10 anos)foi isso que aconteceu diversas vezes, mas não acabou sem mágoas não, então por isso ainda vejo os 7 anos restantes com olhos desconfiados...rs

O importante em qualquer relacionamento, amoroso ou não, é a manutenção. Porque como você mesmo disse, os encantos externos estão aí e é muito fácil começar a mesma aventura só quem com outra pessoa.

Anonymous said...

Existem coisas que não dependem só de nós. E acredito que qualidade seja mais importante que quantidade.

Liana said...

Ah, prefiro qualidade e quantidade aplicadas proporcionalmente...

Post a Comment